Fisco prepara "senhas na hora" para entrega de IRS pela Internet

Maro 31, 2016
,

A Autoridade Tributária vai emitir “senhas na hora” para os contribuintes entregarem as declarações de IRS a partir do Portal das Finanças. Este serviço vai estar disponível nos serviços de Finanças e Lojas do Cidadão. Esta exceção evita que os contribuintes tenham de esperar vários dias para receber os códigos a partir dos correios, escreve esta quinta-feira o Jornal de Negócios.

 

Esta medida é excecional e “apenas deve ser utilizada quando esteja em causa o atempado cumprimento de uma obrigação tributária”, explica o documento interno assinado pela diretora-geral para o IRS e relações internacionais, citado pela mesma publicação.

 

Esta quinta-feira é o última dia para reclamações nas faturas do IRS

 

Os códigos para o Portal das Finanças só podem ser entregues a pessoas singulares, que terão de mostrar o cartão do cidadão ou o bilhete de identidade – neste caso, acompanhado do cartão de contribuinte. Os documentos serão, depois, fotocopiados pelos serviços, exceto se o contribuinte não o autorizar, mediante uma declaração.

Os menores também estão abrangidos por esta medida, caso a senha seja pedida pelos pais ou pelos padrinhos civis.

 

As “senhas na hora”, no entanto, vão ser provisórias. A primeira utilização tem de ser feita nos cinco dias seguintes. Cada contribuinte terá, depois, de fixar a senha definitiva.

 

A entrega das declarações de IRS arranca na sexta-feira, 1 de abril, com os documentos já pré-preenchidos.

 



by MSN Finanças